Sessões de Formação - 2017

Administração de Vacinas e Medicamentos Injectáveis

Curso Inicial e Recertificação
18 de Outubro de 2017 | Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos
A administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação é um dos serviços de promoção da saúde que podem ser prestados nas farmácias, de acordo com a Portaria n.º 1429/2007 de 02 de Novembro. 
 
A Circular Informativa nº 172/CD do Infarmed indica que: “A administração de vacinas nas farmácias de oficina é da responsabilidade do farmacêutico director técnico da farmácia de oficina e deve ser executada por farmacêuticos com formação adequada reconhecida pela Ordem dos Farmacêuticos ou por enfermeiros específica e exclusivamente contratados para esse efeito”.   
 
Já a Deliberação n.º 139/CD/2010 também do Infarmed, refere que a formação adequada deverá consistir numa formação complementar específica, reconhecida pela Ordem dos Farmacêuticos, sobre administração de vacinas e suporte básico de vida, nomeadamente no tratamento de reacção anafiláctica.   
 
Neste âmbito a Secção Regional do Norte Ordem dos Farmacêuticos organiza durante o mês de Outubro dois cursos, um inicial direccionado para farmacêuticos que nunca fizerem nenhuma formação neste âmbito e um segundo de “recertificação”, dirigido aos colegas que buscam uma actualização dos seus conhecimentos.


Ver +

Enfarte do Miocárdio – O Papel do farmacêutico na prevenção, fase aguda e acompanhamento do doente

3 de Junho de 2017 | Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos
O Enfarte Agudo do Miocárdio continua a ser uma causa significativa de mortalidade em Portugal. Para melhorar este cenário importa aumentar o conhecimento da população sobre os sinais e sintomas do Enfarte e sobre a melhor forma de agir.


Ver +

Sessão de Esclarecimento para Farmacêuticos - Hepatite A, Sarampo e Papeira em Portugal

O que está a falhar?
26 de Maio de 2017 | Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos
O vírus do Sarampo, considerado eliminado em Portugal pela OMS, em 2015, está de novo entre a comunidade. Surtos de infecção recente causados pelos vírus da Hepatite A e da Papeira estão a alarmar a população. A divulgação noticiosa dos vários casos registados incita à procura de vacinas cujos stocks estão a ser geridos, actualmente, pelo Ministério da Saúde com protocolos apertados de dispensa.



Ver +