Arquivo

2.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa | 12 a 14 de Outubro | Porto
O Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana (CCEACGH) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) associa-se ao 2º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (2º CCQL-PLP), organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge(INSA), em colaboração com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e com a Ordem dos Farmacêuticos e o apoio da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Biólogos, que irá decorrer nos dias 12 a 14 de Outubro de 2017 nas novas instalações da Secção Regional do Norte da OF.
Ler +
Workshop “Adesão à medicação e a planos terapêuticos”
O Presidente da Secção Regional do Norte, Prof. Franklim Marques, participou na Sessão de Abertura no Workshop “Adesão à medicação e a planos terapêuticos” e como moderador de um painel onde foram abordadas as temáticas “Adesão à terapêutica: a perspectiva clinica” e “Adesão em dermatoses crónicas.
Ler +
I Encontro Luso-cabo-verdiano do Setor Farmacêutico
A bastonária, o presidente da Secção Regional do Norte e o presidente do Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos (OF) participaram, no dia 4 de abril, no I Encontro Luso-cabo-verdiano do Setor Farmacêutico.
Ler +
Conferência-debate subordinada ao tema “Dependência de fármacos e automedicação – saúde em risco?”
Teve lugar no dia 31 de março, às 21 horas em Vila Nova de Famalicão, uma conferência-debate subordinada ao tema “Dependência de fármacos e automedicação – saúde em risco?” no âmbito das “Jornadas da Cidadania”.
Ler +
Encontro Temático do Colégio de Assuntos Regulamentares
O Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares irá organizar um Encontro Temático subordinado ao tema "O Farmacêutico como Profissional de Assuntos Regulamentares". Serão partilhadas as experiências pessoais de profissionais da área, pretendendo-se um espaço de debate com os colegas de todas as áreas de exercício que queiram conhecer as responsabilidades do farmacêutico em Assuntos Regulamentares.

Ler +
ASSEMBLEIA REGIONAL - CONVOCATÓRIA

No uso dos poderes que me são conferidos pelo Artigo 42º, nº 3, e para os fins do disposto nos Artigos 41º e 42º, nº 1, do Estatuto da Ordem dos Farmacêuticos, convoco a Assembleia Regional da Secção Regional do Porto da Ordem dos Farmacêuticos para reunir no próximo dia 21 de Março de 2017, pelas 20:30 horas, na sua sede, sita na Rua António Cândido, n.º 154, Porto, com a seguinte Ordem de Trabalhos.

Ler +
Processo de reconhecimento Europeu para as especialidades dos Farmacêuticos junto da Comissão Europeia

Decorreu em Madrid, no passado dia 17 de Janeiro, uma reunião que teve como objectivo organizar um processo de conseguir junto da Comissão Europeia um reconhecimento Europeu para as especialidades dos Farmacêuticos.


Ler +
Noites na Ordem - Vivências de um Médico Oncologista Pediátrico

O Dia Internacional de Crianças com Cancro, foi assinalado na Secção Regional do Norte da OF, com a realização de mais uma Sessão de Noites na Ordem que contou com a presença do Director do Serviço de Oncologia Pediátrica do IPO- Porto, Dr. Armando Correia Pinto.

Ler +
Noites na Ordem - Igas e o Direito à Saúde
No passado dia 25 de Janeiro, decorreu na Secção Regional do Norte da OF, mais uma Sessão de “Noites na Ordem” que contou com a presença da Inspectora Geral do IGAS, Dra. Leonor Furtado. A sua intervenção foi brilhante e bem esclarecedora sobre as implicações destas questões na âmbito da saúde em Portugal.
Ler +
Notificação laboratorial obrigatória de doenças transmissíveis a partir de 1 de Janeiro de 2017

O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) é um sistema que permite monitorizar a ocorrência de doenças transmissíveis suscetíveis de constituir um risco para a saúde pública, implementar com rapidez e segurança medidas de prevenção e controlo destas doenças e cortar a cadeia de  transmissão na comunidade e ocorrência de novos casos de doença e surtos.

Ler +