Procurar
Close this search box.

[Vídeo] Presidente da SRNOF em conferência sobre cannabis na adolescência e saúde

A conferência decorreu no passado dia 19 de setembro no Auditório António de Almeida Santos

A conferência intitulada “Exposição à Cannabis na Adolescência e Saúde”, promovida pelo GAT (Grupo de Ativistas em Tratamentos, decorreu no Auditório António de Almeida Santos, situado no Novo Edifício da Assembleia da República,

Em representação da Ordem dos Farmacêuticos, Félix Carvalho, destacou a preocupação em relação aos riscos potenciais associados à legalização da cannabis. Algumas das principais preocupações traduziam-se em:

1. Abrir uma Caixa de Pandora: A legalização da cannabis pode desencadear um efeito dominó, uma vez que os argumentos utilizados para justificar a sua legalização podem ser aplicados a outras substâncias psicoativas, sejam elas drogas tradicionais ou novas ( ver vídeo abaixo1h58’30”).

2. Perceção de Inocuidade da Cannabis: A legalização da cannabis pode criar a impressão de que a substância é relativamente inofensiva, pois se assim não o fosse, o governo, que tem obrigação de zelar pela saúde pública, não a legalizaria. Isso, por sua vez, pode reduzir a perceção de risco e, consequentemente, aumentar o seu consumo, como foi observado no Canadá, particularmente entre a população de meia-idade e a comunidade negra (com um aumento de 7 vezes neste último grupo), conforme relatado durante o evento (ver vídeo abaixo 6h26’35”).

3. É crucial intensificar a prevenção entre os jovens adolescentes, antes de se entrar numa aventura perigosa (legalização das drogas), que não tem retorno. Não podemos afirmar que a legislação atual funciona, sem se investir devidamente em estratégias de prevenção e no fortalecimento das forças de segurança.

Ver Vídeo

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados